sexta-feira, julho 4

Hablame en español

Ter um pai uruguaio facilitou muito o aprendizado de espanhol. Lembro que aos sábados depois do almoço minha irmã e eu sempre pedíamos se ele queria "brincar de espanhol" brincadeira que inventamos na qual perguntávamos como se diziam objetos, coisas e expressões em espanhol. E isso sempre até meu pai dizer chega, o que levava cerca de uma hora mais ou menos.
Quando minha vó e meus tios vinham do Uruguai passar um tempo lá em casa podíamos praticar até cansar. E se cansávamos e falávamos em português ela mesmo quando entendia, emendava um: "Hablame en español". E eu repetia tudo de novo em espanhol. Isso me ajudou até no vestibular. Até hoje, acredito que muitas palavras são mais bonitas, mais doces e até mais ásperas em espanhol.
Me aventurei também pela leitura. Li toda a coleção da Mafalda em espanhol quando tinha uns nove anos. Me apaixonei. Pelo idioma e pela Mafalda. E graças a isso, aprendi a gostar também de músicas, bandas e intérpretes latino-americanos. Lamento que aqui no Brasil chegue tão pouco. Fora a banda mexicana Maná poucos conseguiram quebrar a barreira da língua potuguesa. Em função disso, muita coisa boa não chega a fazer sucesso e não se apresentam no Brasil.
Outro exemplo disso, mas de décadas passadas, é a argentina Mercedes Sosa. Ela tem músicas lindas e letras que são verdadeiros poemas. Vale a pena conferir, tem até no YouTube.

Solo Le Pido A Dios
Mercedes Sosa
Solo le pido a Dios

Que el dolor no me sea indiferente,
Que la reseca
Muerta no me encuentre
Vacia y sola sin haber hecho lo suficiente.
Solo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente,
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me araño esta suerte.
Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.
Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede mas que unos cuantos,
Que esos cuantos no lo olviden facilmente.
Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado esta el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente.

1

  • Oi Gabi!
    yô dando uma lida retroativa no teu blog... faz tempo q eu nao entrava aqui. Não tenho pai uruguaio, mas adoro espanhol e arranho um pouquinho! hehehe
    qto a musicas, conheço e adoro o maná desde 1996. fui no show deles eno piniao em 2001. pena q não estava aí pra ir esse ano. tb adoro diego torres, carlos vives, vicentico, juanes e julieta venegas. é mesmo uma pena q artistas como esses não sejam conhecidos no Brasil.
    Beijão

    Por Anonymous Anônimoas14/8/08 01:04  

Postar um comentário

<< Home