sexta-feira, abril 4

Coisinha querida

Amanhã faz uma semana.
Neste curto espaço de tempo conseguimos perceber um grande avanço de um pequeno cãozinho. Mesmo com quatro meses, ele dá sinais de que é como se fosse um bebê arteiro, tem gostos, manhas e frustrações. Morde o que encontra pela frente, carrega com as coisas mais absurdas para o jardim a fim de roer, em meio a uma bronca faz movimentos com a patinha da frente como se dissesse “Tá, agora vamos brincar, eu já entendi, e nem adianta, porque tu sabe que eu ainda vou fazer isso um monte de vezes...”. E o pior é aquela cara de vítima. Uma carinha de quem sabe que aprontou e está arrependido, mas na verdade não está coisíssima nenhuma.
Em apenas sete dias Deus fez todas as belezas do mundo. Pois, em apenas sete dias, o Eddie quase destruiu as da nossa casa. Não há canto ou objeto que não tenha sido analisado pelo seu focinho e muitas vezes lambido e engolido. Nada escapa. Plantas, almofadas, tapetes, enfeites, cortinas, pedaços de rejunte, madeira, carvão...
Esta semana foi de aprendizado para nós e para ele. O primeiro banho, o primeiro osso de churrasco, o primeiro passeio, a primeira queda na piscina, os tombos, os sustos e até os latidos. Isso, sem falar na parte pouco nobre: o xixi e o cocô. Apenas, na primeira noite, e temos certeza de que o senhor do qual compramos o alertou sobre algo acerca devolução, ele fez direitinho no jornal. O Júlio e eu tínhamos a certeza de que o nosso era especial. Mas foi só a primeira.
Em uma escala, pelo que andei pesquisando com amigos e veterinários, filhotes em geral têm dificuldades, machos têm mais porque querem demarcar território e a raça Beagle nesse quesito também é complicada. Isso tudo explica ele escolher cada dia um local diferente para fazer as necessidades e, praticamente, no decorrer dos dias ter demarcado toda a garagem. O pandemônio se instaurou na quarta à noite. Ele não fez no jornal e ainda rasgou todo ele em pedacinhos. Fez xixi na caminha, cocô no chão e arrastou a caminha por cima. Resultado: uma faxina geral e completa. Amanhã, ele pegará a estrada com a gente para Porto Alegre pela primeira vez. Ele é cagão já quando o carro começa a andar, treme todo, mas se acostumará como todo aprendizado. Sem dúvida, é hoje a alegria da casa e o centro das atenções de quem vem aqui, mudou toda a rotina, essa coisinha querida.