segunda-feira, março 10

Ser feliz

Capacidade para ser feliz é hereditária da Efe, em Londres
A herança genética é a responsável, em grande parte, pela felicidade das pessoas, segundo um estudo publicado pela revista "Psichological Science".
Psicólogos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e do Instituto Médico de Pesquisa de Queensland, na Austrália, descobriram que os genes condicionam em 50% a capacidade de ser feliz das pessoas uma vez que também determinam a personalidade --o que chamam de "arquitetura genética da personalidade".
Os outros 50% dependeriam de fatores externos tais como as relações sociais, a saúde e o êxito profissional.
Os genes, explica o estudo, possuem um grande papel na forma com as pessoas percebem a vida, mais que outros fatores externos.
Além disso, os pesquisadores indicam que os genes determinam os traços da personalidade que predispõem à felicidade, como ser sociável e não se preocupar demais.
Assim, certos genes adequados podem atuar como uma barreira frente aos momentos negativos da vida de uma pessoa e ajudá-la a se recuperar.
Os cientistas chegaram a essas conclusões após estudarem 900 pares de gêmeos com diferentes estilos de vida.
Os autores do estudo afirmam que, mais que um gene da felicidade, existe uma mistura de genes que determinam a personalidade de modo que se tenha maior ou menor tendência a ser feliz.


Viu? Ser feliz é muito mais difícil que se imagina. Já vejo até os futuros pais correndo para laboratórios atrás de exames a fim de detectar se possuem os tais genes e se há como garantir um embrião feliz na fertilização in vitro.