quinta-feira, julho 17

Um pouco de cultura inútil

Segurar vela
No período correspondente à Idade Antiga e Média, as pessoas acendiam velas para fazer suas atividades noturnas como, por exemplo, jantar, tomar banho, entre outras. Na Idade Média, as pessoas que eram designadas ao trabalho braçal seguravam as velas para que seu senhor enxergasse o que fazia. Em eventos e estabelecimentos que só funcionavam à noite, colocavam garotos para acender e segurar velas. Por causa dessa atividade foi que surgiu na França a expressão “tenir la chandelle”, essa expressão também era usada para definir o trabalho desempenhado por criados que seguravam candeeiros para que seus patrões pudessem ter relações sexuais com luz, porém durante todo o ato sexual eles deveriam manter-se de costa de forma a não invadir a privacidade do casal. Ao longo do tempo o termo “segurar vela” ganhou diferentes definições, a mais recente é a utilizada para designar o papel de um amigo solteiro que acompanha um casal de namorados, esse fica ‘sobrando e/ou atrapalhando’ o clima romântico do casal.

Vaquinha
Todos nós sabemos que “fazer uma vaquinha” significa reunir algumas pessoas e arrecadar um dinheiro para algum fim específico. Essa expressão surgiu na década de 20, por causa do futebol e do jogo do bicho.
Nas décadas de 20 e 30, quase nenhum jogador de futebol ganhava salário, apenas os jogadores do Vasco da Gama. Muitas vezes, a própria torcida reunia-se a fim de arrecadar, entre si, um prêmio para recompensar o bom desempenho dos jogadores. O dinheiro era pago de acordo com o resultado obtido em campo.
Os valores desses prêmios associavam-se aos números do jogo do bicho, uma espécie de loteria, criada no fim do Império. Se conseguissem 5 mil réis, por exemplo, chamavam o prêmio de “cachorro”, pois o número 5 é o número do cachorro no jogo do bicho. Vinte e cinco mil, o prêmio máximo, era chamado de “vaca”. Assim, surgiu o termo “fazer uma vaquinha”.
Mais no Brasil Escola.

1

  • Muito interessante... Nunca tinha pensado sobre isso.

    Passa lá no blog e me ajuda a decidir qual "filho" escolho pra mandar passear de ônibus... hehehe

    Bjo

    Por Blogger Rica Retamalas23/7/08 16:59  

Postar um comentário

<< Home