quarta-feira, outubro 31

Internet

Semana passada estive num encontro de assessores de comunicação lá na Famurs. Um dos palestrantes foi o Carlos Ximenes - Diretor de Comunicação Corporativa do Google no Brasil. Bem legal a palestra dele. Na verdade, ele falou pouco e interagiu mais com o público. Uma das coisas que me chamou a atenção é que a cada segundo entram sete vídeos no You Tube. Muitos deles com conteúdo pornô e que para tirar as imagens eles têm um software que vasculha traços de pele em exagero e isso porque a composição dos pixels da pele é muito peculiar seja qual for a cor dela. Ele explicou que as imagens são doadas pelas empresas que fazem fotografia aérea. Ele salientou que as melhores são do Paquistão e do Iraque em razão do interesse dos Estados Unidos nas imagens.
Outra curiosidade se refere ao Google Earth os gaúchos são os que mais reclamam de suas localidades não aparecerem bem nos mapas. Comentou sobre o caso de um gaúcho de Porto Alegre morador do bairro Santa Teresa que mandou um e-mail reclamando que seu bairro estava aparecendo debaixo de nuvens. A resposta foi que as imagens eram doadas e que eles estimavam cerca de três anos até terem novas imagens de todo o mundo. Ele devolveu o e-mail alegando que era um absurdo que o mundo tivesse que esperar todo esse tempo para ver o seu bairro.

Eu fiz este logo para a terceira edição do Festival Acorde da Canção Nativa de Camaquã.
Mas ele não foi aproveitado.
Aos interessados o festival ocorre de 28 de novembro a 2 de dezembro.
Incrições no site www.camaqua.rs.gov.br

terça-feira, outubro 30

Não e não

Não concordo com o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014.
Ninguém me perguntou, mas eu digo, não concordo. E não concordo também com a anterior que será realizada na África. Acho um desperdício de dinheiro. E a relação custo benefício inexiste.
Porque as pessoas não se mobilizam dessa forma por questões mais inteligentes e que tragam reais benefícios à maior parte da população?
Eu me nego a comemorar.
Alguém leu algo sobre o Caderno de Encargos com exigências da Fifa?
Sem falar que a renda e os impostos vão ficar com a Fifa e não com o Brasil.
Só uma amostra do que vem por aí, até julho de 2014 estas dez tem que estar asseguradas:

- Assegurar o direito de entrada e saída do país, até o dia 31 de dezembro de 2014, incondicionalmente e sem qualquer restrição, e sem consideração de nacionalidade, raça e credo, para todos os membros da delegação da Fifa, representantes da mídia; espectadores de posse dos ingressos e todos os indivíduos que possam demonstrar envolvimento com as competições
- Assegurar que permissão de trabalho válida seja emitida incondicionalmente, sem demora e sem consideração de nacionalidade, raça ou credo para competidores, delegações, delegação da Fifa e parceiros da entidade necessários à realização das duas competições (Copa das Confederações e Copa do Mundo)
- Assegurar a importação e, subseqüentemente, a reexportação (se aplicável) de quaisquer mercadorias para o uso em conexão com as competições, livres de impostos e quaisquer tributos
- Assegurar tratamento especial com relação a quaisquer taxas e impostos
- Assegurar que o Comitê Organizador implemente todas as medidas de segurança da família Fifa, parceiros e espectadores
- Assegurar a importação e exportação irrestrita de todas as moedas em dólares americanos, euros e francos suíços para entidades e indivíduos com relação às transações financeiras ligadas às competições
- Proporcionar tratamento prioritário para todos os membros da delegação da Fifa, oficiais de confederações da Fifa, oficiais das associações de países participantes das competições, oficiais de jogos e equipes e membros das delegações
- Assegurar que a Fifa e seus representantes serão indenizados por prejuízos, por ameaças e processos

sexta-feira, outubro 26

Impressionante

Ando lendo e citando textos engraçados e legais:
- no Roquildo
- no Urtiga pra salada
- no Urtiga de novo
- no Capitão Nascimento
- no Capitão de novo
- no Exame de Elite
- e aqui

Dinda

Estou muito feliz!
Ganhei dois afilhados na quarta-feira!

Bobinho eu sei

Eu olhei essa imagem no Fantástico domingo e como recebi por e-mail resolvi indicar. Pra mim, no início ela gira no sentido horário, e se eu me concentrar nos pés dela, ela muda a direção.

sexta-feira, outubro 19

Uáaaaaaaaaaaaaaaaaa


Lá em casa não temos vizinhos...

Mas dormimos com um coral de sapos.

Até que é engraçado. E aos poucos se a gente presata atenção percebe que a maioria faz o mesmo som, mas há alguns que fazem mais alto, mais desafinado, mais descompassado dos outros.

Me pergunto, será que eles se escutam?

Em dias de chuva eles não cantam, mas denoitinha em dias de calor sim cantam e muito. E não parece bem um canto, seria mais um lamento. Como a da cantiga Sapo Jururu (Sim, sei que é Cururu, mas minha mãe sempre me cantava Jururu) na beira do rio que grita porque tem frio.


Nada a ver com o assunto da cantoria, mas sim a ver com sapo, ontem ouvi um pedaço de uma palestra motivacional para funcioários públicos. O palestrante contou que os humanos têm uma tendência natural a acomodação. E citou o exemplo dos sapos. Se colocado em uma panela de água fria mas em cima de uma chama ele nota que a água vai amornando e vai se acostumando e relaxando, relaxando, até que lá pelas tantas morre cozido e nem se dá conta! O que não ocorre se colocamos o sapo direto na água fervente. Quantos sapos cozidos conhecemos, não?!

Queres um mate?


Recebi este texto há um tempo atrás em espanhol, foi escrito por um argentino o Juan Lalo Mir. Achei muito bonito e creio que reflete bem o que representa o chimarrão. Esta versão aí embaixo foi feita por um gaúcho e ficou muito boa, mas o original não tem comparação.


Queres um Mate?

O mate, ou chimarrão não é uma bebida.

Bueno, sim, pois é um líquido e entra pela boca, porém não é uma bebida. No Rio Grande do Sul e nos países cisplatinos, ninguém toma mate porque tem sede. É mais um costume, como coçar-se. O mate faz exatamente o contrário da televisão: te faz conversar se estás com alguém e te faz pensar quando estás solito.

O mate ou chimarrão é feito com a erva mate, a qual é encontrada principalmente no sul do Brasil e norte da Argentina.É uma bebida genuinamente nativa, sendo o mais antigo e tradicional dos hábitos gauchescos. É um legado dos índios Guaranis e esse costume foi fortalecido e expandido pelos espanhois e jesuítas.

Quando chega alguém na tua casa, a primeira frase é “buenas” e a segunda é: vamos matear? Isto se passa em todas as casas, seja de rico ou de pobre.Passa entre mulheres e homens sérios ou imaduros, velhos ou jovens. É a unica bebida compartilhada entre pais e filhos sem discussão e onde ninguém “enche a cara”. Chimangos ou maragatos, gremistas ou colorados cevam mate sem entreveros. No inverno ou no verão.

É a unica coisa em que nos parecemos vítimas e carrascos; bons e maus.

Quando tens um filho, começas a dar mate quando ele te pede. Se o dá morno com algum açúcar, se sentem grandes. E tu sentes um orgulho enorme quando um piazito teu começa a chupar o mate, parece que o coração te sai do corpo. Depois com os anos, eles elegem se o tomam amargo ou doce, muito quente ou tererê, com casca de laranja ou limão ou ainda com alguma planta medicinal misturada à erva.

Quando conheces alguém e não tens confiança, ao convida-lo para um mate perguntas:

-Doce ou amargo?

E se o outro responde:

-Como tu tomasÉ um bom sinal.

Nas casas do Rio Grande do Sul sempre há erva mate. A erva é a única que há sempre, com inflação, com fome, com militares, com democracia, com “mensalões”, ou com quaisquer de nossas pestes e maldições eternas. E se um dia não houver, um vizinho têm e te dá, pois a erva não se nega a ninguém.

O Rio Grande do Sul é um dos poucos lugares do mundo onde a transformação de uma criança para um homem ocorre num dia em particular. Esse dia não é o dia em começastes a fumar, ou usar calças, ou quando fizestes circuncisão, ou entraste para a universidade ou começou a viver longe dos pais. Começamos a ser grandes no dia que temos a necessidade de tomar, pela primeira vez, um mate solito. Não é casualidade. No dia que uma criança põe a chaleira no fogo e toma seu primeiro mate sem que haja nada em casa, nesse minuto é que descobre que tem alma. Ou está morto de medo, ou está morto de amor, ou algo: porém não é um dia qualquer.

Poucos são os que se recordam desse dia, mas em todos há uma revolução por dentro a partir desse dia.O simples mate é nada mais nada menos que uma demonstração de valores... É a solidariedade de bancar o mate lavado porque a charla é boa. A charla, não o mate.

É o respeito pelos tempos para falar e escutar, tu falas enquanto o outro toma, até que num momento dizes:

-Basta, troca a erva!.

É o companheirismo nesse momento.É a sensibilidade da água quase fervendo. É o carinho para perguntar:

-Está quente, não?.

É a modéstia de quem ceva o melhor mate. É a generosidade de servir até o final. É a hospitalidade do convite.É a justiça de um por um. É a obrigação de dizer obrigado ao menos uma vez ao dia. É a atitude ética, franca e leal de encontrar-se sem maiores pretensões, de compartilhar.

Te sentiste incluído?

Então te abanca e toma mais um mate, tchê!


A propósito, eu lembro de tomar chimarrão com meu pai nas manhãs de domingo vendo corrida de Fórmula 1, devia ter uns 6, 7 anos. Quando retomei o hábito (porque ninguém lá em casa tomava mais) lembro do dia que fiz uma mate sozinha e tomei, devia ter uns 16.

quinta-feira, outubro 18

Subverta!

Indico ali do lado um blog de uma agência de notícias diferentes: Subverta!.
Um blog com notícias que não saem na "grande" mídia e por isso mesmo são importantes.
Quem escreve são os jornalistas da Catarse.
Vale a pena!

quarta-feira, outubro 10

E se?

Se não lembrássemos do passado...
Se o amanhã não existisse?
Se o hoje durasse pra sempre?

Se sempre pudéssemos voltar ao passado pra consertar erros nossos?
Se todo mundo pudesse, seria um vaivém danado.
E se?
Na quinta-série minha professora de História disse que a história não se faz com e se.
Mas... e se?

sexta-feira, outubro 5

O João de Barro

O João-de-barro é um passarinho de nada.
Como deve ser brabo, para ele, o esforço de levar no bico, por dias a fio, pedacinhos de barro e pedacinhos de capim. Mas não afrouxa o tutano, ajeita daqui, ajeita dali, voa para cá, voa para lá, traz, põe terra, não cansa, voa de novo, empurra com o biquinho os grãozinhos de terra, bate as asinhas doloridas de cansaço, se agiganta, vem a chuva ameaçando por tudo abaixo, ele remenda o que a chuva estragou, recomeça, vem o gavião voando para acabar com a vidade dele, ele foge, quando gavião vai embora ele volta, segue em frente, traz mais barro, chega ao topo, dá os remates finais...
E olha lá, num amanhecer de primavera, o rancho todo construído e ele piando de felicidade ao lado da companheira. E agora podem vir chuvas, que isto não tem mais importância. E pode vir o gavião de novo, que os filhos estão dormindo com toda a segurança numa caminha de penas. Que lindeza!Se o joão-de-barro, que é um passarinho flaquito, pode fazer tudo isso com seu biquinho de nada, por que não poderá um homem construir sua felicidade? Basta querer!
Luiz Carlos Barbosa Lessa
Trecho de "Os Guachos"




terça-feira, outubro 2

Esse imóvel tá pra alugar, nos não vamos paga nada lá lá lá

Depois de ler o texto clique aqui. Conforme uma outra matéria o Greenpeace e o Amigos da Terra apóiam a iniciativa. Já o geografo Aziz Ab'Saber é totalmente contra. Não sei por que confio mais no geógrafo.

Aluguel de floresta começa em Rondônia
FELIPE SELIGMANda Folha de S.Paulo, em Brasília
O governo federal anunciou ontem qual será a primeira floresta de aluguel do país. As concessões para a exploração de madeira em reservas públicas da Amazônia começarão no ano que vem, numa área de 90 mil hectares da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. Se tudo correr como planejado, o primeiro contrato de exploração será assinado em março.
A decisão de começar por Rondônia contraria a expectativa de que as primeiras licitações aconteceriam na região da BR-163, no Pará, onde o governo criou o primeiro Distrito Florestal Sustentável do país.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a decisão de começar por Rondônia se deve aos índices de desmatamento do Estado, que estão aumentando --na contramão da média da devastação amazônica, que, se confirmada, será, em 2007, 30% inferior à de 2006. A expectativa é que, ao trazer empresas para explorar a madeira de forma sustentável, o governo iniba o corte ilegal (que abre caminho para o desmate).
Outro motivo foi o atraso na implantação do distrito da BR-163, causado principalmente pela greve do Ibama, no primeiro semestre. A greve impediu a realização dos estudos para o plano de gestão da área no Pará.
"A Flona do Jamari já era uma área prioritária para o manejo muito antes da Lei de Florestas Públicas. Além disso, tem uma logística muito boa", explica Tasso Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. A floresta de Rondônia está a 13 quilômetros da rodovia BR-364, que é asfaltada. A BR-163 não é pavimentada.Segundo Azevedo, as concessões na região da BR-163 acontecerão na segunda rodada do processo, ainda em 2008.
No lote disponibilizado ontem constam três unidades de manejo localizadas na Flona.
Serão três tamanhos diferentes: 45 mil, 30 mil e 15 mil hectares. Cada área só poderá ser explorada por empresas brasileiras, que assinarão contratos com prazos de até 40 anos e um ciclo de corte de 30 anos: uma área explorada precisará passar três décadas se regenerando antes de um novo corte.
Nenhuma empresa poderá explorar mais de uma unidade de manejo, medida que serve "para evitar a concentração econômica", segundo Azevedo.

Pais e Filhos

A propósito, ainda a ver com o post anterior, alguém já reparou no número de revistas com o tema educação dos filhos? Em uma banca eu contei de uma só vez umas sete. Todas com o tema como educar seu filho, como dizer não, como impor limites ... Não tinham tantas há um tempo atrás. Será que todo o mercado de revistas cresceu ou o nicho "pais desesperados a procura de uma solução" aumentou?

Em tempo: Ontem caminhando na Feira do Livro de Camaquã uma banca vendia por apenas R$10,00 o exemplar "Bebê Manual do Proprietário"

A mão que sacode o berço

Ao todo a matéria cita 62% dos responsáveis pela agressão. Quem seriam os outros 38?
Bebês sacudidos sofrem dano cerebral
da Folha de S.Paulo
O choro do bebê pode irritar muitos adultos. O problema é quando essa impaciência os leva a reagir sacudindo a criança: a agressão causa danos cerebrais e pode até levar à morte.
Ainda assim, como o bebê pára de chorar, esse comportamento tende a ser repetido por muitas pessoas. Esse é um dos dados de uma revisão bibliográfica feita por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha.
O dano depende da freqüência, da intensidade e da duração da agressão, mas algumas conseqüências comuns são irritabilidade, letargia, convulsões, vômitos e inapetência, além de lesões oculares e fraturas ósseas.
Geralmente, os agressores são homens, incluindo o próprio pai (44% dos casos). Entre mulheres, a reação é mais comum entre babás (18%).