quarta-feira, agosto 27

Inspiração

Do dicionário Osho:

Inspiração

A palavra “inspiração” é perigosa. Primeiro há uma inspiração, depois se torna seguir, depois se torna imitar e, no final, você acaba sendo uma cópia carbono. Não é necessário se inspirar em alguém. Não somente não é necessário como também é perigoso.
Cada indivíduo é único. Ele não pode seguir um outro para qualquer lugar que seja. A inspiração tem sido uma maldição e não uma bênção. Aprende de todas as fontes, aproveite todos os seres absolutamente únicos que você encontrar, mas nunca siga ninguém e nunca tente tornar-se exatamente como outra pessoa. Isso não é permitido pela existência. Você pode apenas ser você mesmo.
Isso é um fenômeno peculiar: as pessoas que se tornaram uma fonte de inspiração para milhões de outras pessoas jamais foram, elas mesmas, inspiradas por alguma outra pessoa. Contudo, ninguém percebe esse fato. O Buda Gautama nunca se inspirou em ninguém, e foi isso que fez dele uma grande fonte de inspiração. Sócrates nunca se inspirou em ninguém, mas foi o que o tornou tão especial. Todas essas pessoas em que você pensa como fontes de inspiração nunca se inspiraram em ninguém. É fundamental entender isso. Sim, eles aprenderam: tentaram compreender todos os tipos de pessoas. Amavam indivíduos únicos, mas não escolheram ninguém para seguir.
Continuam tentando ser eles mesmos.


E não é verdade?

terça-feira, agosto 26

Muuuuuuuuuuu


26/08/2008 - 08h55
Vaca se orienta pelo campo magnético da Terra, diz estudo
da Associated Press

Fazendeiros e pessoas atentas do interior sabem que a maioria do gado, quando pasta, volta-se para a mesma direção. Muitos se perguntam o que determina esse alinhamento. Agora, um estudo publicado no periódico "Proceedings of the National Academy of Sciences" parece responder, pelo menos em parte, a essa questão. Para pesquisadores alemães e tchecos, o campo magnético da Terra é um dos principais fatores determinantes. Mais aqui

Estava na minha caixa de entrada hoje de manhã...

querida, mandei o texto da cristina para ser enviado a todos, acrescentando que fizemos o hinário do Lucio, quando cita os hinários feitos, e a oficina de bonecos reciclados de lixo..., por favor acrescente isto e assine por mim por ela e pelo Céu da Montanha ok? , também acrecente o blog que o João criou, junto para que todos possam participar. Depois te mando os emails da europa para outros agradecimentos. Beijos e a todos daí.
2008/8/24 Gilda Gonçalves <
gildagmader@gmail.com>
---------- Forwarded message ----------From: Gilda Gonçalves <
gildagmader@gmail.com>Date: 2008/8/24Subject: Re: nossa culturaTo: maria cristina castro de moraes <mcrisluzpaz@hotmail.com>
querida li e adorei o texto , faltou citar o hinário do Lucio, e mandar pra todos o que pode ser feito pela Gabi,beijos gildasaudades


Se é algum tipo de código ou mensagem cifrada não entendi. Quem será o Céu da Montanha?

terça-feira, agosto 19

É incrível...

... como melhoram as pessoas depois que começamos a gostar delas.

quinta-feira, agosto 14




A melhor do mundo

Fui a terceira a falar na palestra da Feira de Profissões para os 2ºs e 3ºs anos. Além de mim, tinha um engenheiro civil, uma advogada, uma nutricionista, uma fisioterapeuta e um médico, profissões que tinham sido classificadas pelos próprios alunos como possíveis opções. Olhando para a carinha dos quase 120 que me assistiam não consegui identificar um que quisesse ser jornalista. Além de falar sobre o curso, a rotina de trabalho (ou melhor a falta dela), o mercado, áreas de atuação e características desejáveis pra quem vai seguir do tipo gostar de ler, escrever, conversar... expliquei sobre a pendenga sobre o diploma ser ou não exigido para se obter o registro profissional.
Dos alunos, eu não sei o que decidiram depois das cinco explanações. Mas a professora que acompanhava a palestra e a advogada me confidenciaram antes de ir embora que ficaram com uma enorme vontade de cursar Jornalismo. :o)

quarta-feira, agosto 13

Indico o site Bem Legaus (recomendação da minha maninha). Tem muita coisa criativa por ali. Vale a pena a visita!

Lembram de uma palestra que dei ano passado para jovens que iam fazer vestibular e estavam indecisos? Pois este ano Jornalismo foi uma das opções novamente. Hoje à noite, falarei sobre o lado bom e o nem tanto da profissão. Quanto tempo de curso, mercado de trabalho, salário, campo de atuação e outras tantas coisas.
O pior é que perdi o texto do ano passado e tive que fazê-lo todinho de novo.

sexta-feira, agosto 1

Navegando...

...me deparei com o seguinte poema achei tão lindo, divido aqui.

De pedra...
A pedra

achou-se deitada

ao lado do rio

e sonhou ser barco

de grandes velas

descendo as águas

De olhos fechados

a pedra sonha

varios mares portos

A pedra sonhava

o afago do solno esporão da proa

E quis ser pássaro

voar por sobre

as terras

fazer o seu ninho nas árvores

e cantar logo

pelo amanhecer

A pedra sonhava

deitada ao lado

do rio

Foi bola em jogode crianças

Foi árvore

procurando os céus

com braços de folhas

Foi núvem em dia azul

e chuva em firmamento

de relâmpagos e trovões

Na berma do rio

deitada no seu leito

de terra

A pedra sonhava-se

florcrescida de várias cores

bonita como um pássaro

ou como um pôr do sol

em céu de fogo

A pedra

quase barco

quase núvem

quase pássaro

quase flor

sonhava deitada ao lado do rio

Oceanus Terrae do blog Café Portugal

Eu acredito!

Indico aqui o blog Cacto, do meu ex-professor e hoje colega jornalista Vitor Nechi. Possui textos lindos e que sugerem reflexão. Me apaixonei e me identifiquei especificamente pelo último. O discurso dele para a formatura da última turma de formandos em Jornalismo da Famecos. Ele foi o paraninfo, e posso dizer que se saiu muito bem ao falar com o coração. Ler textos assim servem de empurrãozinho pra quando surge a dúvida se estamos no caminho certo (e por vezes, ela ainda me surge). Abaixo um trecho:

“Eu acredito – ainda – no jornalismo. Eu acredito em um jornalismo que não pretende ser a verdade, mas se empenha e tem escrúpulos para contar uma verdade. Eu acredito na força que as palavras têm para representar o mundo de maneira mais humanizadora. Eu acredito num jornalismo que defende a vida e o respeito entre as pessoas. Também acredito na força de um detalhe e no poder transformador do jornalismo. Eu acredito, sobretudo, em vocês”.
Para seguir lendo clique aqui

Mais Mafalda


Líder de novo!